Sobre o sistema
  • 09 Aug 2023
  • 6 Minutes to read
  • Contributors
  • Dark
    Light

Sobre o sistema

  • Dark
    Light

Article Summary

Descrição do software

O Cfaz.net disponibiliza soluções inteligentes para a gestão eficaz e humanizada de Centros Odontológicos e Médicos. O sistema promove a gestão de ponta a ponta, com soluções 100% em nuvem para realizar todas as etapas do atendimento, desde o agendamento de pacientes, passando pela gestão financeira e estratégica do centro, armazenamento automático de imagens, além da criação e distribuição de laudos e exames.

Nossa plataforma implementa uma solução unificada de telerradiologia, permitindo a realização de diagnósticos por imagem e um marketplace integrado, conectando profissionais radiologistas a clínicas e centros radiológicos.

Nossa principal missão é entregar inovação, tecnologia e segurança aos nossos clientes, amparando-os em suas principais necessidades.

Princípio de funcionamento

O Cfaz.net é um sistema 100% web e pode ser acessado através da url https://max.cfaz.net. Não existe instalação do sistema, sendo o acesso realizado exclusivamente através da plataforma web.

A interoperabilidade do sistema ocorre através da arquitetura cliente servidor, permitindo assim a troca de informações entre usuários e sistema. O acesso ao sistema só pode ser feito mediante autenticação do usuário que é realizada através de um usuário e senha únicos. Uma vez autenticado o usuário pode adicionar e atualizar dados no sistema através da interface web.

O sistema foi implementado no padrão Model View Controller (MVC). Essa estrutura organiza o software em três camadas interconectadas, onde a apresentação dos dados e interação dos usuários são separados dos métodos que interagem com o banco de dados.

Procedimentos de atualização

Por se tratar de um sistema web o software existe apenas na cloud da empresa. Para utilizar o sistema os clientes precisam apenas de um computador com acesso à internet. Isso quer dizer que não existe necessidade de atualizações por parte do cliente para acessar a última versão do sistema.

A disponibilização das novas versões são realizadas diretamente na cloud da empresa. Com isso os acessos subsequentes já terão acesso à versão mais recente. Sendo assim o sistema sempre é acessado na versão mais recente sem que o cliente precise realizar nenhum procedimento.

Requisitos mínimos de hardware e software

Para que o Cfaz.net funcione os usuários devem ter uma rede com internet de no mínimo 5Mbits e computadores com sistemas operacionais igual ou superior ao Windows 7. Além disso, o cliente tem que usar a plataforma pelo navegador Google Chrome atualizado.

As máquinas devem ser computadores com processador de no mínimo 2 núcleos, memória RAM de 4Gb e HD com 250Gb. O monitor deve ter a resolução mínima de 1280x720.

Recomendações

Para que o Cfaz.net funcione sem restrições, os usuários devem ter uma rede com internet de no 100Mbits e computadores com sistemas operacionais atualizados. Além disso, o cliente tem que usar a plataforma pelo navegador Google Chrome com a última atualização.

As máquinas podemos recomendar dois tipos, pois as máquinas para renderizar imagens 2D tem espeficicações bem diferrentes das máquinas que precisam renderizar imagens 3D como a tomografia.

Recomendação para máquina 2D compudatores com

  • Processador de no mínimo 4 núcleos (ex. Intel Core I5)
  • Memória RAM de 4Gb
  • HD SSD de 250Gb
  • O monitor deve ter a resolução mínima de 1280x720 e se aplicável registrado pela ANVISA

Recomendação para máquina 3D compudatores com

  • Processador de no mínimo 8 núcleos (ex. Intel Core I7)
  • Memória RAM de 16Gb
  • HD SSD de 500Gb
  • O monitor deve ter a resolução mínima de 1280x720 e se aplicável registrado pela ANVISA
  • Placa de vídeo dedicada com memória de 8 GB/s e 4 GB de memória VRAM (ex. Placa NVidia 16series)

Segurança

O tráfego de informações entre o usuário e o sistema se dá através do protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). Esse protocolo define um padrão para duas entidades trocarem informações através da internet.

Para garantir a segurança nessa troca de informação toda a comunicação entre os usuários e o sistema é realizada com TLS (Transport Layer Security). Esse protocolo de segurança garante a privacidade e integridade dos dados durante essa comunicação. Os clientes podem ver a evidência dessa segurança observando a url de acesso ao sistema que possui o prefixo https:// bem como observar o cadeado verde que aparece ao lado da url no navegador. Esse cadeado verde garante ao usuário que ele está acessando o sistema correto e que todas as informações trocadas são realizadas com segurança.

Além disso, o acesso ao sistema ocorre através do usuário e senha únicos para cada usuário. Tal processo visa garantir a confidencialidade no acesso à informação, ou seja,
permitir acesso apenas por pessoas autorizadas. Cada usuário é responsável pela escolha de suas senhas pessoais e essas senhas não são armazenadas em nossa base de dados, sendo assim apenas o cliente tem acesso à sua senha. Junto a isso o sistema realiza algumas validações na senha escolhida para garantir que elas sejam fortes, por exemplo, verificando que a senha tem mais de 6 caracteres.

Cada acesso é catalogado e sabemos quando foi o último acesso de cada usuário bem como o endereço de IP do dispositivo utilizado para acessar. Também possuímos uma trilha de auditoria para armazenar alterações críticas do usuário, desse modo sabemos quando essas alterações foram realizadas e também quando elas foram realizadas.

Arquitetura de software

diagramaUML.png

Na arquitetura de software do Cfaz.net utilizamos a orientação a objetos para criar um TAD (tipo abstrato de dados) para cada entidade relacionada ao domínio do problema.

Usuário é a entidade que representa a pessoa que terá acesso ao sistema. Essa entidade é responsável por autenticar o usuário e garantir que apenas usuários devidamente autenticados com email e senha possam acessar o sistema.

Permissão é a entidade que relaciona o usuário com pedido, sendo responsável por definir o nível de acesso que cada usuário tem no pedido.

Pedido é a entidade que representa um pedido, cada atendimento realizado pela clínica é representado por um pedido. O pedido contém as informações relacionadas ao atendimento como data, nome, paciente e dentista. Além disso, o pedido se associa com as diversas imagens do paciente formando uma composição.

Imagem é a entidade que representa a imagem do paciente que pode ser uma radiografia ou uma imagem fotográfica realizada para acompanhamento do tratamento. Essa entidade possui a url da imagem que fica armazenada no storage da empresa juntamente com metadados do arquivo.

Arquitetura de hardware

O Cfaz.net roda na cloud da empresa em uma arquitetura elaborada para garantir organização dos dados e software ao mesmo tempo que favorece a segurança e desempenho do sistema. O fornecedor de cloud utilizado pela empresa é o Google Cloud Platform. Esse é um dos maiores fornecedores de infraestrutura em cloud do mundo.

A imagem abaixo apresenta o diagrama com a arquitetura de hardware do sistema:
cfaz_cloud.png

Todos os acessos são inicialmente processados no servidor web que desempenha o papel de gateway de acesso e certifica que a comunicação está sendo realizada com os protocolos de segurança adequados. O servidor web também é responsável por encaminhar a requisição para o servidor adequado.

As requisições de acesso a dados são processadas pelo servidor de aplicação que garante que apenas os usuários autorizados tenham acesso a dados corretos.

O servidor de machine learning é responsável por processar as requisições da inteligência artificial do Cfaz.net.

Os dados do sistema são armazenados em um servidor de banco de dados SQL e em um storage de documentos, ambos dedicados apenas ao sistema. Todos os dados possuem redundância em outra localização geográfica a pelo menos 100km de distância.

Alertas e advertências

  • Respeitar as regras de utilização do Sistema Online, bem como a Política de Privacidade;
  • Não ceder, a que título for, para terceiros os direitos ora transacionados;
  • Não autorizar o acesso de terceiros por meio de sua conta exclusiva;
  • Não compartilhar dados de forma externa ao sistema;
  • Não compartilhar dados de acesso ao sistema, senha e login

What's Next