Definindo-papeis
  • 01 Aug 2022
  • 2 Minutes to read
  • Contributors
  • Dark
    Light

Definindo-papeis

  • Dark
    Light

Definindo os papéis

A configuração do papel é algo individual de cada administrador. O excesso de bloqueio burocratiza o processo e o total desbloqueio facilita alguns erros e alterações indesejadas.

Inicialmente sugerimos que você crie um papel para cada cargo que terá acesso a parte financeira do sistema, então seria um papel para a recepcionista, um para a gerente e outro para o administrador. Claro que isso depende do tamanho da clínica, pode ser que apenas um papel resolva a realidade da sua clínica.

Criando um papel

Para criar o papel acesse no menu do usuário a opção “Configurações Manager”. Em seguida, no menu lateral, clique no link “Papéis”, que está na primeira seção chamada “Geral”. Após isso, será aberta uma página que tem a lista dos papéis já criados e um botão “Novo Papel”. Clicando nesse botão o sistema abrirá um formulário para você cadastrar um novo papel.

O formulário de “Novo Papel” é bem simples, temos que preencher o nome do papel, como citado acima, podemos colocar Recepcionista por exemplo e depois definir o que a recepcionista terá acesso. Observe que também temos dois botões para facilitar o uso do sistema. Um chamado, “Desmarcar todas”, que irá desmarcar todas as permissões e o outro chamado, “Marcar todas”, que fará o contrário marcará todas as permissões.

Atualizando um papel

Diversas vezes alguns papéis são criados e percebemos que não foi o ideal para o funcionamento da clínica. Então será necessário fazermos uma atualização no papel para permitir ou negar alguma das permissões. Para isso, acesse no menu do usuário a opção “Configurações Manager”. Em seguida, no menu lateral, clique no link “Papéis”, que está na primeira seção chamada “Geral”. Após isso, será aberta uma página que tem a lista dos papéis já criados. Clique em “Editar” na linha referente ao papel que deseja alterar. O sistema abrirá o mesmo formulário da criação do papel, edite o nome caso seja necessário, altere as permissões que deseja e em seguida, clique em “Atualizar Papel”.

Lembrando que essa alteração será para todos os colaboradores que estiverem com esse papel associado. Por exemplo, a clínica tem 4 colaboradores (Maria, Mariana, Laura e Isabela). Maria e Mariana estão com o papel de recepcionista, Laura o de gerente e Isabela o de administradora. Se fizermos a alteração do papel de recepcionista para permitir que seja possível editar o recebimento, a partir deste momento, tanto Maria quanto Mariana poderão editar o recebimento. Caso seja desejado que apenas a Maria possa alterar, você deve criar um novo papel e associar apenas a Maria.

Removendo um papel

Para fazer a remoção de um papel, o primeiro passo é verificar se tem algum colaborador associado a esse papel. Caso tenha, altere o colaborador selecionando outro papel. O sistema não permitirá a exclusão de algum papel que esteja vinculado a algum colaborador.

Certificando que não tem nenhum colaborador com o papel que você deseja excluir, acesse no menu do usuário a opção “Configurações Manager”. Em seguida, no menu lateral, clique no link “Papéis”, que está na primeira seção chamada “Geral”. Após isso, será aberta uma página que tem a lista de todos os papéis. Em seguida, clique em “Excluir” na linha referente ao papel que você deseja remover.


Was this article helpful?