- Print
- DarkLight
Como fazer cefalometria frontal
Ao acessar o pedido do paciente, após as radiografias e/ou fotografias serem adicionadas, note que sempre haverá a opção de "Converter em exame" logo abaixo da imagem. Veja mais em: Convertendo imagem em Exame.
Logo, seremos direcionados para a página onde nos permitirá escolher qual o tipo de análise iremos realizar com a imagem.
Após a imagem ser convertida, já poderemos acessar a aba da Cefalometria Frontal dentro do pedido e clicar em “Traçar”.
Clicando em traçar, a tela do exame será composta por 6 abas internas:
- Geral: temos os dados do paciente (nome, idade, sexo) e o nome do dentisa. A situação do exame (novo, em andamento ou finalizado) e a DPI da Imagem. Essa DPI pode ser fixada na clínica em “Imagem, Cores e Impressão”, ou adicionando ao "item de template" após ser feita a Calibração, além de possuirmos uma ferramenta para calibrar DPI desse exame na hora. Veja mais em: Calibração de DPI.
- Marcar pontos: primeiramente você seleciona o que será visualizado à medida em que os pontos serão marcados, ou seja, os pontos, planos e estruturas. Por padrão, somente os pontos ficarão marcados na imagem, mas, se selecionar os outros itens, eles vão aparecer conforme progredir na marcação dos pontos. Por fim, você pode escolher se vai visualizar a lista de pontos ou o mapa que indica a região em que cada ponto deve ser marcado;
- Cefalograma: aqui você pode customizar as estruturas desenhadas após a marcação dos pontos. Pode também desenhar curvas adicionais sobre a radiografia, remover estruturas e redesenhar alguma que achar necessário;
- Salvar: este botão pode ser pressionado à qualquer momento para salvar seu progresso na marcação dos pontos;
- Imprimir: gera um arquivo PDF do traçado;
- Voltar: você volta para a aba de documentação do pedido, lembrando que se você clicar nesta opção antes de salvar as alterações realizadas, as mesmas serão perdidas.
Os pontos a serem marcados na aba de Marcar Pontos, serão respectivos às análises selecionadas. Começando pelo primeiro ponto, quando ele é marcado sobre a radiografia, automaticamente o próximo já é selecionado para ser marcado e assim sucessivamente até o último ponto das análises selecionadas. Você pode também “pular” algum ponto clicando na seta para a direita, se desejar, ou remover um ponto da análise clicando no botão vermelho com o ícone de uma borracha.
Importante: ao remover um ponto, ele será desconsiderado no cálculo dos fatores a ele relacionados e as estruturas que utilizam ele não serão desenhadas.
Com o cursor do mouse, você pode arrastar a imagem usando o botão direito. Girando a rodinha do “scroll” para cima, o zoom se aproxima da imagem e, para baixo, o zoom se afasta da imagem. Dentro da imagem tem algumas ferramentas de brilho, contraste e inversão de cores, que você pode usar para visualizar alguma estrutura mais complexa com a imagem no estado original.
Na aba de cefalograma, você pode selecionar a estrutura que deseja editar/remover/redesenhar clicando sobre ela no desenho, ou selecionando o “check box” correspondente na lista de estruturas presentes na imagem.
Quando todos os pontos forem marcados e você clicar em “Salvar”, o sistema irá calcular os fatores. Isso gera uma tabela com os fatores estabelecidos pelo autor da análise e o grau de desvio conforme o padrão usado na bibliografia. Algumas análises possuem uma tabela de diagnóstico que é acrescentada após a tabela de fatores.
Ao clicar no botão de “Voltar” e entrar na aba da Cefalometria Frontal, você verá o desenho do traçado sobre a radiografia e poderá alternar entre as análises, caso tenha selecionado mais de uma. Abaixo da imagem com traçado, fica a tabela com os fatores e a tabela do diagnóstico.
Ainda na aba da Cefalometria Frontal, tem a opção de baixar o exame em PDF ou em Jpeg. Se o exame estiver pronto, mude a situação para “Finalizado” e a aba vai ficar na cor verde. Ela fica vermelha enquanto a situação for “Novo” e amarela quando está “Em Andamento”. O paciente e o dentista só conseguem visualizar este exame no login deles se a aba estiver verde, com a situação “Finalizado”.