Calibração de DPI
  • 27 Sep 2022
  • 3 Minutes to read
  • Contributors
  • Dark
    Light

Calibração de DPI

  • Dark
    Light

Article Summary

Calibração de DPI

Para iniciar o conteúdo sobre a calibração da DPI, vamos expor o significado dessa sigla. DPI é a forma abreviada de “Dots per inch” (pontos por polegada, em inglês). De forma simples seria a quantidade de pixels por polegadas (embora esses “pontos” não sejam necessariamente pixels, mas vão servir para dar uma noção).

Sendo assim, com base numa amostra de área da imagem, o software de calibração calcula a dimensão total da imagem. Para fazer o cálculo dessa DPI, marcamos dois pontos na imagem e informamos a distância entre eles, portanto, precisamos conhecer a dimensão entre esses pontos.

Embora a ferramenta de calibração seja a mesma em todos os exames, ela será usada com algumas particularidades em cada formato de exame:

  • Traçado Lateral: nesse exame, você vai usar a “régua” do Cefalostato (aquela estrutura do aparelho que fica apoiada na fronte do paciente durante o exame). Geralmente essa régua já é graduada, então clique em “Calibrar” na aba geral. Depois marque os pontos “P1” e “P2” no cefalostato e informe a distância (em milímetros) entre eles. Depois é só clicar em “Calcular” que o sistema identifica a DPI desta Telerradiografia. Na imagem abaixo, os pontos foram marcados (em verde) e a distância entre eles foi de 25mm, ao preencher esse valor e clicar em Calcular, o sistema calculou que a DPI desta imagem é de 305 pontos;

image.png

  • Traçado Frontal: geralmente a DPI da telerradiografia Frontal é a mesma da telerradiografia lateral, então por uma, chega-se à outra. Indicamos que faça a calibração da telerradiografia lateral seguindo os passos do tópico anterior e deixe essa DPI fixa em Imagem, Cores e Impressão;
  • Exames feitos sobre as fotografias (análise facial lateral, análise facial frontal e análises de harmonização facial): nesse caso, indicamos que haja na fotografia um elemento com dimensões conhecidas e, aqui, as coisas variam bastante em cada clínica. Algumas clínicas possuem uma parede graduada e o paciente é posicionado na frente dela e essa graduação é usada para marcar os pontos na ferramenta de calibração. Algumas câmeras fotográficas conseguem informar a DPI nas propriedades da imagem. Se nenhum desses for o seu caso, recomendamos que tire uma foto simulando um paciente com uma régua comum e faça uma calibração usando a graduação da régua como referência e use a DPI encontrada para os demais exames sobre as fotografias tiradas com a mesma orientação;
  • Análise de modelo: recomendamos que a imagem do modelo colocada no pedido tenha um objeto com dimensões conhecidas ou uma régua para usar a graduação como referência. Veja a imagem abaixo:

image.png

Caso a dimensão da base do modelo seja conhecida, use-a como referência para marcar os pontos P1 e P2 e informe essa distância (em milímetros) correspondendo à medida da lateral da base do modelo escaneado (ou fotografado);

  • Traçado Panorâmico: a radiografia panorâmica não possui o cefalostato como na telerradiografia, então usamos um objeto com dimensões conhecidas para calibrar com a ferramenta do sistema. Aconselhamos que você use uma moeda de R$1,00 (um real) por se tratar de um objeto de fácil acesso e que possui diâmetro padronizado (27 milímetros). Você deve fazer uma radiografia panorâmica com o aparelho vazio (sem paciente) e com a moeda posicionada onde o paciente coloca a boca. Com a imagem pronta e dentro do pedido, converta-a em Traçado Panorâmico e cliquem em Traçar na aba do traçado panorâmico que foi incluída no pedido. Dentro do exame, na parte da DPI, clique em Calibrar, marque os dois pontos (P1 e P2), um na extremidade inferior da moeda e o outro na superior, coloque o diâmetro da moeda que utilizou e depois clique em “Calcular”. Na imagem abaixo usamos uma moeda de R$1,00 (um real):

image.png

  • Análise de Idade Óssea (Carpal): Para a radiografia carpal você pode fazer uma radiografia com um objeto de dimensões conhecidas (como no traçado panorâmico do tópico anterior) e usá-lo de referência para preencher a distância entre os pontos. Uma dica: geralmente a DPI da radiografia Carpal é 10% menor que a DPI da telerradiografia lateral. Portanto, se você já sabe a DPI da tele, multiplique ela por 0,90 e você terá a DPI da Carpal.